O coordenador do laboratório de dessalinização da UFCG, Kepler França, está liderando pesquisas para o tratamento da água do Açude Velho.

Na manhã da última quarta-feira (18), a equipe levou o equipamento para o Açude Velho para realizar novos testes, em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande. Segundo França, a UFCG já dispõe de protótipo do projeto de engenharia destinado à montagem da estrutura a ser implantada nas bordas do açude Velho.

Conforme destacou, nesta manhã aconteceu uma grande demonstração técnica para a imprensa e para as autoridades, mas o projeto piloto vai depender da decisão e das providências de autoridades, além do apoio dos órgãos de fomento e das indústrias que tenham condições de beneficiar um projeto deste porte.

Imagens abaixo mostram o antes e o depois da água do açude velho ao passar pelo tratamento.
A água verde é água do Açude Velho e a outra é a água purificada.

Embora a BIOGEOENERGY seja detentora de muitas tecnologias, Paulo de Tarso CEO do grupo reconheceu a eficiência do equipamento desenvolvido por Kepler, – Esse tipo de tecnologia é o que buscamos para fazer parceria. Um convênio maior, mais robusto a fim de produzirmos os equipamentos, popularizando e permitindo que a população se beneficie desse sistema.